Deseja Viajar? Conheça os Direitos Dos Passageiros

Publicidade

Realizar viagens de avião pode ser uma grande ajuda, contudo todas as viagens você está sujeito a imprevistos. Mais esses imprevistos podem gerar muita dor de cabeça caso você não conheça os direitos dos passageiros. Para te ajudar nesses momentos difíceis, preparamos um conjunto de situações inesperadas, que podem vir a acontecer em sua viagem. Conhecendo seus direitos você saberá como agir com objetividade mediante essas situações não se sentira constrangido nem saber como resolver a situação.
Publicidade

1. Voos atrasados

Alguns dos imprevistos mais habituais que ocorrem nos aeroportos são os atrasos dos voos. Uma dos principais motivos é a chuva forte ou neblina alta. E muitos passageiros ficam irados com as companhias de voos aéreos por terem seus voos atrasados. Se porventura ocorra com você esse caso. Empresa responsável tem a obrigatoriedade de te informar sobre a situação presente a cada trinta minutos corridos. Reivindique pelo Direitos Dos Passageiros!

Deseja Viajar? Conheça os Direitos Dos Passageiros

Se por ventura já tenha esperado cerca de uma a duas horas a empresa responsável tem que providencias. Internet, telefone e para gerar um conforto melhor para você enquanto esteja esperando pelo seu voo.

Caso já tenha passado mais de duas horas de atraso, você pode exigir da empresa responsável alimentação. E se caso ultrapasse o decorrer de quatro horas a empresa responsável pelo voo tem que oferecer uma hospedagem e um meio de deslocamento para o aeroporto.
Reivindique pelo Direitos Dos Passageiros e não fique no prejuízo. Afinal é um direto seu que as empresas responsáveis cubra todas suas despesas enquanto aguarda pela liberação do seu voo.

Publicidade

2. Mala extraviada

Pense em uma cena, em que você esteja aguardando por suas malas na esteira do aeroporto, todos pegam suas respectivas bagagens e você ali aguardando suas malas não aparecem. Logicamente que o estresse é o primeiro sintoma do passageiro ao perceber eu sua mala está desaparecida.

A empresa aérea responsável tem que encontrar suas bagagens perdidas no decorrer de vinte e um dias. Para voos de companhias internacionais. E para voos nacionais decorrer de sete dias. Você deve estar pensando que são muitos dias para esperar. Mais a grande verdade e tudo o que te resta nessa situação é esperar com paciência eles resolverem essa situação.

E se caso não encontrarem suas bagagens ao decorrer desses dias. A empresa responsável, após 30 dias de procurando suas bagagens, é obrigada a de ressarcir com o mesmo valor de produtos e bens que estavam dentro de sua bagagem.

Deseja Viajar? Conheça os Direitos Dos Passageiros

Contudo para comprovar o valor de bens, é necessário apresentar recibo de todos os itens que estavam dentro de sua mala. E antes de embarcar, e importante que declare tudo que contem dentro da sua mala. Fazendo assim você garante o retorno de todo valor daqueles pertences. Em algumas situações que ocorrem danos a sua mala ou até mesmo quando sua mala é furtada, busque sempre ter comprovantes e imagens a seu favor. Para que você consiga comprovar para as empresas aéreas que os seus pertences tiveram algum tipo de atentado.

3. Cancelamento de voos procure o Direitos Dos Passageiros

Para infeliz sorte, poucos passageiros dispõem da informação que a empresa área responsável pelo voo, é obrigada a informar os passageiros sobre o cancelamento de seus voos até 3 dias de antecedência. A companhia deve dispor da opção aos passageiros para que eles possam viajar em outra aeronave. Ou então que seja reembolsados com o valor que tinha tributado para a viagem.

Se porventura você tenha optado pela opção de ‘reacomodação’ você tem a opção de agendar outro voo em uma outra data e com hora da preferência do passageiro, e ele ainda tem a preferência de escolher voos de outras companhias como bem desejar.
Contudo se caso você determine o reembolso, e companhia aérea responsável, devera restituir o valor total investido na viagem. Reivindique a sua restituição do valor total que você tributou a empresa. Exija por seus direitos quando esse tipo de situação acontecer.

4. Desistência do voo

Já nesse caso, vamos ver o oposto do citado anteriormente. Neste caso o passageiro que decide optar pela desistência do seu voo que já estava marcado. Mais o que ele precisar realizar? A empresa área responsável tem direito de receber uma de taxa de juros para realizar uma remarcação do voo ou para reembolsar o valor investido. Isto se deve especialmente em voos de promoção. O tempo determinado pela empresa para execução do voo são de um mês a partir do momento em que você tenha solicitado o voo. Coletando no final deste mês o reembolso retirado dos juros aplicados sobre o valor.

Publicidade

Contudo, se porventura você esteja em uma escala, que é basicamente quando você realiza um voo que não é direto para seu destino e precisa da necessidade de pousar em outro aeroporto. E caso você decida interromper sua viagem do meio a empresa responsável pelo voo não tem a necessidade nem obrigação de te reembolsar pela sua decisão. Para que você não passe por esse tipo de situação desagradável, se planeje bem antes de adquirir uma passagem aérea. Na grande parte das vezes sai bem mais caro trocar ou desistir de uma passagem do que o próprio dinheiro investido na passagem.

Deseja Viajar? Conheça os Direitos Dos Passageiros

5. Aeroporto fechado procure o Direitos Dos Passageiros

Esse tipo de situação e bem parecida aos casos de voos atrasados. Contudo essa situação fica bem mais difícil de ser resolvida por se trata de um aeroporto por completo fechado. Pode ocasionar através de condições meteorológicas, quando esse tipo de situação acontece.

Se porventura isso aconteça os direitos para os passageiros são os mesmos, em todas as áreas desde translado até hospedagem, tem direito também a receber constantes notícias da atual situação do aeroporto. Mesmo sabendo que a culpa não e das empresas aéreas você tem total direito de reivindicar todos esses privilégios.

Pois bem se agora você já está bem informado sobre quais são os seus direitos, não seja lesado, e exija seus direitos quando passar por alguma dessas situações constrangedoras.
Agora que você já conhece seus direitos, não deixe passar despercebido e exija eles na hora certa.Saiba mais sobre os Direitos Dos Passageiros aqui.

Compartilhe!